Oito alimentos que aliviam o estresse
Atualizado: 20 de jan.
A vida do cotidiano atual está muito relacionada com os níveis de estresse elevado, devido o estresse estar associado com diversos fatores que desencadeiam diversos problemas de saúde se nota importante o consumo de alimentos que reduzam os danos do estresse gerado, seja pelo trabalho, pela rotina ou vida acadêmica. Aqui irei apresentar oito alimentos que vão aumentar uma substância muito importante para o nosso bom humor e bem-estar.

Banana
Essa fruta possui carboidratos complexos, fonte de fibras, vitaminas C e E, flavonóides, β-caroteno, e os minerais potássio, fósforo e cálcio. É um dos principais alimentos fonte de triptofano de origem vegetal, é um aminoácido que promove a formação da serotonina, hormônio conhecido como o hormônio da felicidade, importante para regulação do humor, estabilidade da pressão arterial, estresse, agressividade e comportamento alimentar.
Chocolate 70% Cacau
Consumido adequadamente na dieta, pode ser um alimento excelente para melhorar os sintomas do Sistema Nervoso Central (SNC), tem em sua composição aminoácidos essenciais como o triptofano, e a falta desse nutriente atuando como percursor da serotonina pode desencadear distúrbios como ansiedade e depressão. Esse aminoácido só é possível ser obtido através da alimentação.
Ovos
O ovo é um alimento fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, folato e colina, esses nutrientes são essenciais para o desenvolvimento do cérebro, dentre as vitaminas do complexo B, a vitamina B6 é fundamental para o nosso organismo produzir a serotonina, pois atua como um nutriente cofator na utilização pelo organismo do triptofano, para assim acontecer a síntese de serotonina, ou seja, sem o consumo adequado da vitamina B6 o organismo é incapaz de produzir serotonina para manter o estresse controlado e o humor em dia.
Leite
É um alimento que fornece uma quantidade considerável de cálcio, vitamina D, fósforo, proteínas, zinco e magnésio, que tem grande contribuição para a formação da estrutura óssea, além disso também é fonte do aminoácido triptofano.
Amêndoas
As amêndoas são oleaginosas ricas em gorduras boas, capazes de reduzir o colesterol LDL, contém fibras, vitamina B1 (tiamina) , zinco, fósforo, potássio, manganês, magnésio, vitamina E e proteínas, dentre elas o aminoácido triptofano.
Grão de Bico
O grão de bico é uma leguminosa rica em proteínas, carboidratos e minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, potássio e zinco, contém também uma considerável quantidade de triptofano.
Semente de Abóbora
As sementes de abóbora são fonte de proteínas, magnésio, potássio, zinco, vitaminas A e E, ferro, fibras e oferecem altos níveis de triptofano.
Peixes
É um alimento fonte de proteínas de alto valor biológico, rico em minerais como fósforo, ferro, cobre, selênio, iodo e ômega-3, a carne de pescados está associada a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis devido possuir quantidades relevantes de gorduras boas e pobre em gorduras saturadas, dentre os peixes os que possuem maior quantidade de triptofano são o salmão, sardinha e bacalhau.