O que é colesterol e quais as diferenças entre o colesterol bom e ruim?
A maioria das pessoas sabem que possuir um colesterol alto é um indicativo que o estado de saúde não anda muito bem, pois pode causar alguns problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Mas há uma diferença entre os tipos de colesterol que causam doenças cardiovasculares e o que previne, vamos ver logo a seguir.

O que é colesterol?
O colesterol é uma substância gordurosa, sua maior parte é sintetizada no fígado, e o restante é adquirido por meio da alimentação, essa substância é essencial para o funcionamento do organismo, participa de vários processos químicos, como formação de células, produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares que auxiliam na degradação da gordura. Ele é composto pelas seguintes frações, LDL (lipoproteína de baixa densidade), VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade).
Colesterol LDL
É conhecido como "colesterol ruim'' , é uma lipoproteína que assim como as outras é responsável por transportar triglicerídeos e colesterol do sangue para os tecidos periféricos, quando o LDL está com concentrações elevadas, ele deposita gordura na parede dos vasos sanguíneos, o que pode formar placas de gorduras e evoluir para aterosclerose, o que acarreta no entupimento das veias e artérias, e pode ocasionar em ataques cardíacos e AVC.
Colesterol VLDL
Colesterol HDL
É considerado o "colesterol bom", pois tem papel fundamental em desobstruir os vasos sanguíneos, ao contrário das outras frações, o HDL transporta o excesso do colesterol LDL das veias e artérias de volta para o fígado, e este utiliza esse colesterol em excesso para gerar os ácidos biliares e excretar no intestino e começar outro ciclo, que é a degradação de gorduras.
Colesterol Total
É a soma de todas as frações de colesterol, LDL + VLDL + HDL. Esse parâmetro não deve ser analisado isoladamente, pois além do total é necessário verificar o perfil lipídico completo, por exemplo, se um exame apontar colesterol alto, mas ao analisar as frações o HDL é o colesterol predominante enquanto os outros forem baixos, geralmente não existe risco de desencadear doenças cardiovasculares, entretanto, se houver níveis altos de triglicerídeos sanguíneo e LDL, é necessário se preocupar com riscos à saúde.
Como controlar os níveis de "colesterol ruim"?
A alimentação tem grande relevância para o controle dos níveis de LDL e HDL. As gorduras são classificadas em três categorias: poli-insaturadas, monoinsaturadas e saturadas. As poli-insaturadas como o ômega-3, encontrado em alguns tipos de peixes, óleo de canola, milho, girassol e soja, têm a capacidade de reduzir as concentrações de LDL-colesterol e de triglicerídeos no sangue, já o ômega 6 que está entre os poli-insaturados tende a reduzir os níveis de LDL como também os de HDL, mas uma ingestão com maior quantidade de alimentos ricos em ômega 3 e equilibrada em ômega 6 é o ideal. As gorduras monoinsaturadas denominadas de ômega 9 também reduzem os níveis de LDL com eficiência e não altera os níveis de HDL, os alimentos fonte desse ômega são o azeite de oliva, óleos de castanha-de-caju, de amêndoa, de abacate e de amendoim, castanhas e nozes. Deve se evitar o consumo de gorduras saturadas em excesso pois elevam os níveis de LDL no sangue, alguns alimentos que possuem essa gordura são o óleo de coco, chocolate, ovos, carne, leite, manteiga, banha, derivados (biscoitos, batatas fritas e bolachas) e gorduras hidrogenadas (constituídas por ácidos graxos insaturados, na forma trans), contidas nas margarinas e banhas de origem animal ou vegetal.